O PATRIARCADO PRECISA SER ABORTADO!

 O fortalecimento do movimento feminista nos dá esperança de que dias mulheres virão!

Na madrugada do dia 30 de dezembro o movimento feminista protagonizou mais uma vitória na América Latina, o Senado Argentino, finalmente, aprovou o projeto de lei de legalização do aborto! Agora, as mulheres e homens trans podem abortar até a 14º semana de gestação, de forma legal, segura e gratuita! Notícia que nos transborda de emoção, porque afinal de contas, que bem mais precioso pode existir do que a autonomia do próprio corpo?

O aborto na Argentina só era permitido em casos de estupro ou quando a saúde da “mãe” estava em risco, esses tipos de condições impostas pelas leis escritas pelos homens, ferem a nossa dignidade e nosso direito como cidadãs, de escolher em que momento de nossas vidas queremos parir um ser humano. A proposta de legalização foi aprovada, pela Câmara dos Deputados, no dia 11 de dezembro, e precisava passar pelo Senado para que o sonho se concretizasse! A madrugada foi de tensão para as nossas irmãs Argentinas, e para nós também, pois ainda sonhamos com o que elas sonharam e realizaram! Ver nossas vizinhas alcançarem um dos principais objetivos do feminismo, nos dá uma pontinha de esperança, mesmo vivendo na obscuridade do pensamento brasileiro atual: a ascensão do conservadorismo e do neofascismo instaurado no governo. Mas brasileira não desiste.

A descriminalização do aborto é uma pauta exigida há muitos anos pelo movimento feminista argentino, prova disso, é a fala da ativista Nelly Minyersky, de 91 anos, que luta pelo aborto legal há 15 anos: "O aborto saiu do armário. Ele sempre existiu, mas o debate permitiu que esta realidade clandestina e que castiga as mulheres viesse à tona". Tão sábia quanto à suas palavras, Nelly ainda disse que tem esperança de que essa decisão influenciará a América Latina. Que as Deusas te ouçam!

A “onda verde” precisa chegar no Brasil e no mundo! São muitos obstáculos, são quase 3000 anos de patriarcado e submissão das mulheres em sociedades espalhadas no mundo inteiro, precisamos destroçar essas estruturas que sustentam o sistema opressor. Como disse a pensadora Márcia Tiburi: “o nosso nascimento já nos condena a uma marcação social que não nos permitem escolhas e das quais só nos emancipamos com muita luta”. Precisamos continuar lutando pelo fim do patriarcado, do machismo, do sexismo e da opressão sexista. Queremos uma sociedade feminista pela nossa vida e para que a humanidade não corra perigo!

Felicitaciones às nossas Hermanas, que hoje nos inspiram, queremos seguir o exemplo de vocês até à vitória pelo direito de decidir. Es Ley!

Abajo el patriarcado que caerá, que caerá!

A vida começa agora!


.


Texto: Luana

Me siga no Instagram : @ffeminismolivre

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O MITO DE CIRCE

A SUBSTÂNCIA

O GRITO