O MITO DE CIRCE

 Nesse exato momento existem homens envolta de uma mesa definindo o destino da política, da economia e se haverá guerra ou paz nos próximos dez anos... os homens estão acostumados com sua posição de poder que não precisou ser conquistada. O sistema atual não permite a decadência do patriarcado; a racionalidade masculina e a histeria feminina moldaram as funções dos gêneros na história... somos consideradas a parte frágil para manter o equilíbrio com a virilidade masculina.

Para manter essa dominação de um gênero em detrimento do outro, formas de dominação são exploradas em diversos contextos sociais, e uma das principais formas de amedrontar e controlar a vida das mulheres é tirando o direito sobre o seu próprio corpo.

Eu escrevi essa pequena introdução para falar de um crime horrendo que aconteceu no interior do Estado do Maranhão, especificamente no fim do mês de Novembro. O que eu vou relatar a seguir contém gatilhos de violência sexual e misoginia.

Na noite do dia 22 de novembro de 2024, Camila Gomes e sua família viveria um dos momentos mais difíceis de suas vidas.

Para quem cresceu nos interiores do Brasil, os pequenos Circos fazem parte de uma memória afetiva muito gostosa da infância. Os trailers, os artistas compostos pelo mesmo núcleo familiar, o cheiro da pipoca e do algodão doce que encantam os narizes dos mais fiéis telespectadores, gera uma sensação de paz e um momento de lazer para as famílias, eu mesma já fui em muitos espetáculos de pequenas companhias circenses e minha imaginação flutuava junto com as acrobacias dos artistas, e ao mesmo tempo curiosa em saber quem eram aquelas pessoas por detrás de toda a magia que o Circo eleva. Camila e sua família emanava essa energia ...

No fatídico dia 22, alguns minutos depois do último espetáculo da noite, o Circo de sua família foi invadido por cerca de oito homens, alguns deles menores de idade... a agressividade desses bandidos é relatada nos depoimentos das vítimas... não satisfeitos em roubar os pertences de valor, a agressão física foi o principal método utilizado para amedrontar as vítimas, que parecia até uma forma de exteriorizar a situação miserável de suas vidas...

Segundo os relatos, os donos do Circo, os pais de Camila também forma agredidos, entretanto, o pior estava por vir! Mesmo depois de instaurarem o caos, um dos criminosos pegou Camila e levou-a para um dos trailers...

"Eles [criminosos] chegaram pedindo dinheiro e saíram me arrastando pelos cabelos, enquanto outro me levou para dentro do trailer onde estava minha filha, de 1 ano, dormindo. [...]

Não preciso terminar o raciocínio para que vocês entendam que ele violentou Camila em frente a sua filha de apenas um ano de idade. O violador é menor de idade e foi preso nesta segunda feira (02 de dezembro), provavelmente não vai pagar pelo crime como deve ser.

Após o ocorrido Camila resolveu desabafar nas redes sociais, onde o caso teve uma repercussão a nível nacional, o vídeo é quase intolerável de assistir, a dor expressada nos seus olhos vermelhos e inchados de tanto chorar, ela clamava por justiça..., mas eu entendo que também era uma forma de manifestar sua indignação, que implicitamente, gera um debate a respeito da violência sexual no país.

As consequências e as dores de uma violência brutal como essa, apenas Camila e sua família vão enfrentar! Apesar do acompanhamento médico e psicológico que serão prestados, vai existir uma cicatriz profunda e cheia de dor que ainda vai durar sei lá quanto tempo!

Ainda nos tiram o direito de ter aquilo que é nosso... o próprio corpo.

 

“...foram registrados, no Brasil, 56.958 casos de estupro nos cinco primeiros meses de 2024...”

.

Obrigado por terem chegado até aqui.

.Luana

Fontes: Quem é a artista circense estuprada na frente da filha de 1 ano no Maranhão - Famosos | Entretenimento

 Membro que participou de assalto a circo que terminou em estupro de artista é preso no MA | Maranhão | G1

 Justiça brasileira recebe 2,5 mil processos de violência contra a mulher por dia, segundo CNJ | CNN Brasil

 




Me siga no Instagram : @ffeminismolivre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A SUBSTÂNCIA

O GRITO