A LENDÁRIA MARIE CURIE

 Desafiar e romper com barreiras estruturais machistas sempre foram  tarefas árduas, realizadas por mulheres corajosas, em tempos mais difíceis que os atuais. Marie Curie é um exemplo excepcional de que as mulheres não estão destinadas à papeis coadjuvantes na historia da humanidade.

Marie Salomea Skłodowska (seu nome de batismo), nasceu na cidade de Varsóvia, na Polônia, no dia 07 de novembro de 1867, teve uma infância relativamente difícil, seus pais tinham poucos recursos financeiros, eles haviam perdido sua fortuna investindo em guerras patrióticas pela independência da Polônia (naquela época a Polônia pertencia ao território Russo). Apesar de serem professores brilhantes, os pais de Marie tinham dificuldades de encontrar empregos com melhor remuneração, devido ao seu nacionalismo e envolvimento político com movimentos separatistas poloneses, consequência disso, a família teve que alugar os quartos de sua casa para ajudar na renda familiar.

Apesar das dificuldades, ela conseguiu terminar seus estudos básicos e sonhava em entrar na Universidade, mas naquela época as instituições de Varsóvia não aceitavam meninas! Então ela e sua irmã mais velha (Bronislawa), que também queria estudar, fizeram um acordo: Primeiro ela daria ajuda financeira para que Bronislawa pudesse realizar seus estudos  em Paris, e depois a irmã faria o mesmo por ela. Marie então foi trabalhar como governanta na casa de um casal, para cumprir sua parte no trato. No fim de 1891 ela , finalmente, foi à Paris cursar Física, Química a Matemática,  passou por diversas dificuldades até encontrar um trabalho para se manter, inclusive chegou a desmaiar de fome.

Ao concluir sua graduação em 1894, já casada com Pierre Curie, ela tentaria voltar para sua terra natal, apesar do incentivo do marido, ela não conseguiu um emprego em Varsóvia, pois as mulheres ainda não eram aceitas nas universidades! Em 1896, já em Paris, ela se dedicou à estudos que deixariam seu nome marcado na humanidade! Marie Curie contribuiu imensamente para a compreensão do fenômeno chamado “radioatividade” (termo cunhado por ela) e isso lhe rendeu o primeiro Nobel em física em 1903, tornando-se a primeira mulher a receber essa honraria!!! Em 1911, ela ganhou o seu segundo Nobel pela descoberta de 2 elementos radioativos: o polônio (em homenagem à sua terra natal) e o rádio.

A primeira pessoa a ganhar duas vezes a mais famosa honraria da ciência foi uma mulher. A lendária Marie Curie, cientista, mãe , esposa e sobrevivente  do machismo de sua época!

Novembro de 2020 marca os 153 anos de  Marie Curie.

“Cada pessoa deve trabalhar para o seu aperfeiçoamento e, ao mesmo tempo, participar da responsabilidade coletiva por toda a humanidade”. (Marie Curie)

.

.

Me siga no Instagram : @ffeminismolivre

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O MITO DE CIRCE

A SUBSTÂNCIA

O GRITO