O GRITO

 A voz... Fazendo uma pesquisa primária no googloráculo a voz “é uma das ferramentas primárias e mais imediata que o ser humano dispõe para interagir com a sociedade. Através da voz é possível transmitir ideais, sentimentos e intenções no ato comunicativo.” Continuando no arcaísmo de significados, segundo o dicionário, a voz é o som produzido na laringe, pelo ar que sai dos pulmões pela boca.

Assim fica claro e evidente (até demais), que a voz é a exteriorização de um sentimento, é a forma verbal da expressão humana. A voz pode assustar, controlar, informar ou até mesmo oprimir...

.

Com esse pequeno excerto introdutório, eu gostaria de narrar uma experiência que eu tive semana passada no meu trabalho, a convivência em sociedade pode ser horrorosa, mas me permite mapear e criticar as estruturas que oprimem as mulheres, e o atendimento ao público é um prato cheio de situações...

Bom, era mais um dia de trabalho fazendo as mesmas coisas, e apareceu um casal com dois filhos para fazerem um pedido um tanto grande, atenta a gentileza do homem para com sua esposa, ele cedeu a grande oportunidade para ela escolher o que queria, como todo e bom homem e pai de família. A seguir, fez o pedido dos filhos, e por fim, o pedido dele. Desatenta aos singelos dizeres do marido, porque estava apartando a briga entre os dois irmãos inquietos à espera da guloseima, a senhora delicadamente olha para o marido e diz: “amor, fala o que tu queres”, e prontamente ele esboça um sonoro: “EU JÁ PEDI ESSA MERDA”, em tons grotescos, quase um homem das cavernas quando esbraveja por um pedaço de carne!




Um grito, a humilhação e a histeria uniram-se para inspirar esses singelos escritos. Eu confesso que fiquei sem reação! Ver um homem gritar com uma mulher por uma situação tão banal quanto fazer um pedido em um fast-food... o grito é uma forma de humilhação que exacerba quando se tem uma testemunha, no caso eu!

Não consigo parar de lembrar das pálpebras daquela senhora curvando-se lentamente, como se aquilo fosse a aceitação do grito, da humilhação... ela foi vencida pelo grito, ela foi vencida por aquela voz pronta para o bote!

A pensadora bell hooks diz que “na sociedade patriarcal, homens são incentivados a canalizar agressões frustradas contra as pessoas sem poder, no caso, mulheres e crianças”. Eu não sei a real motivação para tamanha histeria em um grito, não conheço a intimidade do casal, mas o que justifica o grito para aquele ser em uma situação tão banal? Por quê a mulher consentiu essa pequena violência e manteve-se com os olhos voltados para o chão, sem a coragem de me encarar? Ela queria evitar um conflito maior na frente de uma desconhecida? Devemos nos contentar com as pequenas humilhações para preservar a harmonia familiar? O que eu faria no lugar daquela mulher? Será que eu reagiria pior ou me assustaria com o contexto da situação e não faria nada? São muito questionamentos para uma situação complexa, mas uma coisa é certa: o machismo é “um modo de ser” que privilegia os machos, e se apresenta na microestrutura cotidiana, como disse Márcia Tiburi.

A masculinidade expressada no grito, na marcação de territorialidade onde eu posso, ou não avançar, ou fazer um simples questionamento sem levantar a ira do “macho-mor”, e há muitos por aí... como erva daninha para destruir aos poucos as relações saudáveis.

Afinal de contas, quando um homem grita com uma mulher, o que ele está querendo provar?

.

Foto: Pinterest


Fontes: Voz humana – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

voz - Dicionário Online Priberam de Português

Me siga também no Instagram! @ffeminismolivre


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

REJEITANDO O SILÊNCIO

A LENDÁRIA MARIE CURIE

UMA HISTÓRIA DIFERENTE